Retiro Quaresmal Franciscano 2018

 

O encontro é realizado anualmente, desde 2008, como uma preparação para a Semana Santa e se encerra com o Domingo de Ramos.

A edição deste ano teve como tema “Do sofrimento à salvação”, com o lema “Senhor, se queres, tens o poder de curar-me. Eu quero, fica curado (Mc 1,40-41)”. O Frei Rafael Normando explicou a escolha da proposta, “percebemos que muitos e muitas não conseguiam lidar com os momentos de perturbação. Hoje, sofrer não é uma opção. As pessoas não querem mais sofrer. Mas após a tempestade, vem a graça. A crise é, justamente, um passo para a libertação. O retiro teve o objetivo de resgatar as pessoas para que elas pudessem lidar com as crises da vida e não fugir delas”, disse.

Foram três dias com um grande aprendizado em convivência fraterna sobre os momentos de aflição e como enfrentá-los. Os participantes se isolaram da correria diária e de todos os seus ruídos e se concentraram em ouvir a voz do Senhor.

Na sexta-feira, no início do Retiro, o Frei Rafael Normando, reitor do instituto, ministrou uma conferência sobre "O Sofrimento Hoje". Nessa primeira palestra, foram apresentados quais são os problemas e as dores pelas quais as pessoas passam atualmente.

Já no segundo dia, foram duas palestras que demonstraram como Jesus poderia resgatar aqueles e aquelas que sofrem. Pela manhã a Irmã Rosana Araújo apresentou a 2º Conferência com o tema "E se pôs a serví-los".

E, à tarde, o Frei Márcio Magalhães,  reitor do seminário de filosofia dos Frades Franciscanos Conventuais e professor de filosofia do Instituto, palestrou sobre "Eu quero, fica curado".

No intervalo entre as palestras, os participantes tinham grupos de discussão sobre o que havia sido demonstrado, sendo intercalados em momentos de reflexão e oração.  

No terceiro dia, o Frei Rafael presidiu, no Santuário São Francisco de Assis, a Santa Missa de encerramento do encontro. Logo após, foi a vez do Frei Luís Felipe Marques, reitor do seminário e professor de teologia no ISB, apresentar a 4ª. Conferência: “Levanta-te e anda”, que esclarecia sobre o momento de graça quando se busca a Cristo.

Fazendo um balanço de todo o trabalho realizado por aqueles e aquelas que participaram do encontro, o Frei Rafael disse, “Acolher as crises é um sinal de amor a si mesmo, ao próximo e a Deus”.

Em setembro, acontecerá o Retiro Franciscano, que é feito em preparação à festa de São Francisco. Sendo encerrado, portanto, antes do início da novena de São Francisco.

1