Simpósio sobre a Inquisição nos 20 anos de abertura dos Arquivos da Doutrina da Fé

 

Cidade do Vaticano

Em janeiro de 1998 o Arquivo de Congregação para a Doutrina da Fé inaugurava oficialmente a admissão de estudiosos para pesquisas, abrindo o próprio acervo à consulta livre. Em uma cerimônia realizada na Academia Nacional dos ”Lincei” em Roma, e presidida pelo então prefeito do Dicastério, o cardeal Joseph Ratzinger, foi dada a solene abertura de um percurso que já dura há 20 anos. Para recordar a data, no dia 15 de maio abre-se um Simpósio Internacional junto à Biblioteca do Senado em Roma, na chamada “Insula Dominicana de Santa Maria Sopra Minerva”, muito ligada à antigos acontecimentos relacionados às Congregações do Santo Ofício e do Índice dos Livros Proibidos.

Os participantes do Simpósio

O Simpósio faz parte do 4º encontro do ciclo “Memoria Fidei”, inaugurado em 2013 como um fórum permanente de colaboração e atualização entre arquivos eclesiásticos, e contará com a participação de 40 estudiosos provenientes da Itália e de vários países da Europa, Estados Unidos e Canadá. Os trabalhos serão introduzidos por D. Francisco Luis Ladaria Ferrer, Prefeito da Congregação e contará com a presença de vários estudiosos. As sessões do Simpósio serão dedicadas respectivamente a: As fronteiras da pesquisa; As inquisições: lugares e pessoas; A Inquisição entre narrativa, cinema e publicidade.

Concerto para os participantes

Será também realizado um concerto na Basílica de Santa Maria in Minerva, da Capella Musical de S. Maria in Portico in Campitelli com a direção do maestro Vincenzo di Betta. As conclusões do Simpósio serão confiadas ao Diretor do Arquivo da Congregação para a Doutrina da Fé, Mons. Alejandro Cifres e ao estudioso alemão Herman Schwedt.