Saiba como foi o segundo dia da Semana Filosófica e Teológica

Foi realizado ontem, 22 de maio, no auditório do Instituto São Boaventura (ISB), o segundo dia da Semana Teológica e Filosófica. O Padre Alex Pin (SJ), doutorando em Bioética e Mestre em Metafísica pela Universidade de Brasília, apresentou uma palestra sobre o tema "Da Eudaimonia Grega à Gaudium Cristã". Durante sua exposição, falou muito do amor para falar do elementos temáticos. Para isso, relembrou a passagem do Filho Pródigo, em que comentou que o Amor do pai pelo filho é o mesmo que Deus tem por nós, "o pai superabundou o seu amor que é muito maior. A gente sabe que pode voltar", explicou ele. 

Ao falar do amor de Deus, o padre Alex também mencionou o amor Cristão, "o que importa no cristianismo é a capacidade de dar ao outro a oportunidade de ser salvo", disse ele. Alex utilizou-se de seus argumentos sobre o amor para abordar a felicidade cristã que vai além dos amores humanos (philia eros) e só é plena quando se sente o Amor Maior (ágape), aquele que vem de Deus. 

O jesuíta dialogou com o público de forma direta e correlacionando sempre exemplos da Bíblia com aplicações no dia-a-dia católico. Desta mesma forma, ele esclareceu a atuação do Papa Francisco que, por vezes, pode parecer provocadora, "eu acredito que o Francisco tem algumas atitudes justamente para nos fazer pensar". 

Os participantes do evento participaram de forma ativa ao assunto apresentado, fazendo diversos questionamentos e trazendo grandes contribuições. 

O simpósio acontece até a próxima sexta-feira no auditório do ISB, todos os dias das 19h30 às 22h. 

Confira a galeria de fotos do segundo dia! Veja a cobertura completa no vídeo a seguir: