Retiro Franciscano 2018

 

A edição deste ano teve como tema, “Alegrai-vos e exultai” (Mt 5,12), seguindo o lema, “Não tenhas medo da santidade. Não te tirará forças, nem vida, nem alegria. Muito pelo contrário”, conforme afirma o Papa Francisco na última Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate - Sobre a Chamada à Santidade no Mundo Atual.

Iniciado na sexta-feira, 24, o encontro teve a sua primeira conferência, “A Chamada à Santidade”, apresentada pelo Frei Rafael Normando (OFMConv) que fez uma introdução ao tema da Exortação e, consequentemente, de tudo que viria a ser debatido durante os três dias. Logo após, todos foram à capela São Boaventura, que fica no CFEC, para fazer um momento pessoal de oração.

Na segunda conferência do encontro, o Frei Rafael Normando (OFMConv) tratou segundo capítulo da Exortação Apostólica, “Alegrai-vos e Exultai”.

No dia seguinte, 25, novamente, Frei Rafael palestrou aos participantes, agora, falando do segundo capítulo da Exortação durante a conferência “Dois inimigos sutis da Santidade”. O público do retiro então se dividiu em dois grupos para se reunir após as palestras com o objetivo de refletir e partilhar sobre conteúdo apresentado.

Ainda no sábado, no período da tarde, foi a vez de Frei Fabrício Nogueira (OFMConv) de dissertar sobre a temática do encontro e, tratando do terceiro capítulo da Exortação apresentou a palestra “À luz do Mestre”. Às 18h, todos participaram da celebração “A santidade diante dos olhos”, realizada no coreto do CFEC, em que refletiram sobre o quarto capítulo da Exortação, “Algumas características da Santidade no mundo atual”.

O Frei Fabrício Nogueira (OFMConv) apresentou a conferência “À luz do Mestre”.

No domingo, 26, foi celebrada uma Santa Missa às 7h30 na Capela São Boaventura, sendo presidida pelo Frei Rafael. Em seguida, às 09h, Frei Luís Felipe Marques (OFMConv) apresentou então a 4ª e última conferência do encontro, “Luta, Vigilância e Discernimento”, o último capítulo da Exortação Apostólica.

O Frei Luís Felipe (OFMConv) tratou do último capítulo da Exortação em sua palestra.

Confira as fotos retiro na galeria e veja a seguir um vídeo da celebração de sábado, 25, no retiro.

Acesse a Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, o documento no qual o Retiro Franciscano 2018 foi baseado, clicando aqui. Acompanhe outras novidades pela página do Instituto São Boaventura aqui