ISB ACOLHE LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE FRANCISCO DE ASSIS

Notícias

 Por OFMConv-NOTICIAS

Frades, seminaristas, irmãos(as) da OFS e amigos do Frei Vogran Leluia (OFMConv.) reuniram-se na noite desta segunda-feira, 09, no auditório do Instituto São Boaventura (ISB), em Brasília, para acompanhar o lançamento do livro "Francisco de Assis: História, contos e lendas". O evento foi promovido pela reitoria do Instituto e a Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB) junto à Editora Vozes, responsável pela publicação da obra.

  DSC1804 Copy

Dividindo a autoria do livro com sua amiga Renata Bohomoletz, o Frei explicou aos presentes na solenidade sobre as motivações para a obra. “Ele não é um São Francisco que dá respostas, mas um São Francisco que gosta de apreciar Deus nas orações, que estima conversar com Deus, um Deus que ama habitar entre nós”, disse o frade.

Trazendo uma visão atualizada e mais humana do Pobrezinho de Assis, os autores do livro buscaram transmitir novas facetas do Santo que revolucionou o seguimento do Evangelho e a visão que todos tinham sobre a Fraternidade Universal. O Frei Vogran contou que teve a ideia inicial para o livro no período em que residiu no Sacro Convento, em Assis, na Itália.

No referido período, o frade costumava caminhar pelas mediações do convento e, principalmente, pela Basílica de São Francisco. Maravilhado com todo o conteúdo histórico e religioso com o qual se deparava, o Frei Vogran começou a recepcionar os turistas e fiéis vindos de todo o mundo e a eles apresentava tudo o que poderiam conhecer estando ali.

  DSC1827 Copy

Com o tempo, ele tornou-se o responsável por esta tarefa de recepção e guia dos peregrinos que ali chegavam. O Frei Vogran quis que todos se maravilhassem com aquele Francisco que ele via refletido em cada uma daquelas obras. “Esse é o ponto alto do livro! Fazer as pessoas conhecerem um Francisco que é muito mais humano e que não precisa de milagres para interpretarmos a sua santidade. Mas um Francisco que diz: faça o mesmo! Deus nos convida a sermos semelhantes a Ele, como o Seráfico Pai o foi”, concluiu o frade. 

Após a solenidade de lançamento do livro no auditório, chegou a hora de tietar um dos autores da obra, solicitando autógrafos e dedicatórias. Todos dirigiram-se então para o refeitório do ISB e, lá, partilharam de um coquetel fornecido pelo "Centro Franciscano de Educação e Cultura". Foi realizada também a venda de alguns exemplares no stand de divulgação da Editora Vozes.