FAÇA PARTE DA NOSSA FAMÍLIA

 

O Instituto São Boaventura é uma família a serviço da formação presbiteral e laical. Oferecemos a comunidade dois cursos de graduação: Bacharelado em Filosofia e Bacharelado em Teologia. Além disso, a cada semestre oferecemos cursos de extensão para a formação laical com a missão de educar e evangelizar e uma escola de línguas antigas e modernas. Como sabemos, os tempos e a Igreja vive cada vez mais numa sociedade complexa e desafiadora. Temos que estar preparados para dar respostas a nível de fé, não somente devocional, mas comprometedora, plena de discernimento e sabedoria. Venha nos conhecer!

Nossa missão é educar e formar a comunidade católica, fato este que a Congregação para Educação Católica aprovou o Curso de Bacharelado em Teologia do Instituto no Brasil, afiliando-o à Pontifícia Faculdade São Boaventura em Roma. Estamos já há vinte cinco anos em Brasília (1995-2020). 

Nossa missão é também oferecer educação teológica/filosófica de qualidade, promover a formação integral da pessoa humana e sua capacitação para o exercício profissional voltados para a construção de uma nova sociedade, com base no exercício democrático da cidadania, na defesa da qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável. 

Fazemos esforços para sermos a melhor opção em educação teológica e desejamos crescer com a demanda de homens e mulheres que almejam a formação humana e cristã. Por ser uma instituição franciscana, e grande parte dos nossos professores serem religiosos franciscanos, estamos em comunhão com a Igreja e buscamos educar para uma realidade de fé mais saudável e evangelizar. Para isso, oferecemos um ambiente de estudos moderno, agradável, fraterno e com alto padrão didático-pedagógico.

 

"As escolas de teologia renovam-se com a prática do discernimento e com um modo de proceder dialógico capaz de criar um clima espiritual e de prática intelectual correspondente. Trata-se de um diálogo quer na colocação dos problemas quer na busca das soluções. Um diálogo capaz de integrar o critério vivo da Páscoa de Jesus com o movimento da analogia, que lê na realidade, na criação e na história nexos, sinais e referências teologais. Isto comporta a admissão hermenêutica do mistério do caminho de Jesus que o leva à cruz e à ressurreição e ao dom do Espírito. Assumir esta lógica jesuana e pascal é indispensável para compreender como a realidade histórica e criada é interrogada pela revelação do mistério do amor de Deus. Daquele Deus que na história de Jesus se manifesta — todas as vezes e dentro de qualquer contradição — maior no amor e na capacidade de recuperar o mal" (Papa Francisco, Discurso por ocasião do simpósio - A Teologia depois de Veritatis Gaudium no contexto do mediterrâneo, 21-06-2019).