Saudações para o início do ano letivo 2021

Caríssimo diretor,

Estimados professores e alunos,

paz a todos.

Desejo-vos um sereno início de ano acadêmico.

Vivemos um momento muito difícil devido à presença e as consequências do covid 19, mas é muito bom e importante que todas as nossas atividades universitárias continuem. A cultura, o aprofundamento, a pesquisa, o estudo não podem e não devem parar porque são recursos importantes para toda a humanidade. Portanto, desejo a vocês um ano acadêmico frutífero em que todos possam aprender a viver e praticar os valores teológicos que interiorizam. O Papa Francisco nos ensina que a filosofia e a teologia devem estar efetivamente harmonizadas com a experiência vivida. Só assim a especulação acadêmica faz sentido e será verdadeiramente frutífera

Que a Virgem Maria interceda para que todos possam trabalhar bem e, como aconteceu com ela, vocês possam estarem cheios do Espírito Santo. Que as instituições de Roma e de Brasília caminhem sempre em comunhão e em unidade de propósitos.

Saudações a todos.

Em comunhão,

Prof. Dr. Frei Raffaele Di Muro, OFMConv. 

 

 ******************************************

 

Prezados estudantes, professores e colaboradores do Instituto São Boaventura, paz e bem!

Nos é concedida a graça de iniciar mais um ano acadêmico em nosso Instituto, e isto é motivo de alegria e ação de graças, pois mesmo atravessando um tempo complexo como este da pandemia, vencendo os distanciamentos, nos colocamos à escuta da Verdade. Nesta escuta podemos passar de um tempo difícil e sem perspectivas para um tempo kairológico, onde os pedaços e fragmentos do pão que é nossa vida, pode ser podem ser recolhidos em cestos, e quem sabe surja o milagre dos doze cestos cheios traduzidos em gestos quase “inadequados” de proximidade e ternura, no encontro com a realidade. Os estudos podem nos ajudar nisso, pois como lembra Papa Francisco, “a verdadeira sabedoria pressupõe o encontro com a realidade” (Fratelli, Tutti, 47), buscando nela a presença de Deus, que aí nos precede.

Bom e frutuoso acadêmico a todos!

Prof. Me. Frei Emanuel Afonso da Silva, OFMConv. 

 

logo isb

 

 site isb logo OFMconv