Línguas

Latim

Latim

Há anos o ISB oferece ao público em geral o curso de "Latim Clássico", que tem sido frequentado para alunos de Direito, Filosofia, Letras e Teologia. Além de adquirir conhecimentos linguísticos, o estudante aguça o seu intelecto. Pois, como afirma o grande latinista Napoleão Mendes: “Não é para ser falado que o latim deve ser estudado. Para aguçar seu intelecto, para tornar-se mais observador, para aperfeiçoar-se no poder de concentração de espírito, para obrigar-se à atenção, para desenvolver o espírito de análise, para acostumar-se à calma e à ponderação [...]” (MENDES, 2008, p.9).


Com o curso de Latim o aluno terá a oportunidade de aprofundar na prática (por meio de exercícios) os princípios teóricos morfossintáticos de toda a gramática latina, ao mesmo tempo, dar continuidade nos estudos gramaticais por meio de traduções e aperfeiçoamento da compreensão do texto. Sempre com o ideal de manter um contato com a “língua viva” presente nos grandes textos clássicos, como as obras de Cícero, Horácio e toda a produção eclesiástica posterior, principal portadora da língua latina para o mundo moderno.


O curso está estruturado em 2 módulos: Latim Clássico I e II. Cada módulo possui carga horária de 30h/a.



QUEM É O PROFESSOR?


Prof. Silvio Marino é tradutor e professor de língua latina, grego koinê e Filosofia Antiga. Mestrado em Filosofia, Doutorado em Ciências Filosóficas pela Università degli Studi di Napoli “Federico II”, UNINA, Itália e Pós-Doutorado pela UNB e pela UNICAMP.



PERFIL DO ALUNO


O Curso de Latim está direcionado a todos aqueles que queiram conhecer as estruturas morfossintáticas da língua latina, para pouco a pouco poder ter acesso aos textos dos grandes pensadores clássicos. Podem-se matricular neste curso todos aqueles que tenham o Ensino médio ou estudos equivalentes.



INÍCIO DO CURSO


O curso de Latim Clássico será retomado em 2025.
Atenção: Caso você já estude esta língua poderá fazer a Prova de Nivelamento para efetuar sua matrícula na turma respectiva de seu nível.



CERTIFICADO


O certificado é emitido pelo Instituto São Boaventura, filiado a Pontifícia Faculdade São Boaventura em Roma após a conclusão do curso. Farão jus à aprovação os alunos que tiverem pelo menos 75% de participação nas 30h/a do curso, mediante chamada feita pelo professor e atingir a média seis (6,0) ou mais nas avaliações.



INVESTIMENTO


O curso tem o investimento de quatro (4) mensalidades de R$ 190,00.


1) O pagamento das mensalidades será feito por meio de boleto bancário e o aluno poderá escolher as datas de vencimento de cada boleto, durante o semestre corrente.


2) O não-pagamento do curso e/ou de uma das parcelas implica o seu cancelamento e a não-emissão do certificado.



Informações: contato@isb.org.br ou tel./whatsapp: 61 3968 5510


Caso tenha interesse em realizar nosso curso, a inscrição poderá ser feita por meio do seguinte link: isb.org.br/cursos/inscricoes